Contactos para leitoras: womenfashionblogpt@hotmail.com
Contactos para marcas:parcerias_womenfashionblog@hotmai.com
 
Sábado, 24 de Agosto de 2013
Perda de Peso - A minha experiência

 

(esta imagem foi retirada da Internet, não sou eu)


Olá a todos!

Já aqui falei que sofri de excesso de peso, hoje vou contar-vos a minha experiência. Em primeiro lugar começo por dizer que com este texto não pretendo em nada exibir-me! Apenas quero transmitir a quem passou por o que eu passei, que se eu quero eu posso e consigo! Vou contar a minha experiência e como passei dos 76kg para os 60kg.

Só tenho pena de nunca ter tirado fotos do género antes/depois, porque ai notariam a diferença, mas pronto, vou tentar transmitir por palavras. 

Quando tinha 14/15 anos devido à fase de crescimento comecei a ter um apetite fora do normal, passava muito tempo no computador, quando não tinha aulas eram dias inteiros. Comia e comia e comia... Principalmente bolos, chocolates e batatas fritas. Não tinha cuidado nenhum. Não bebia água, a minha bebida era a Coca-Cola ou o leite com chocolate, muito menos praticava qualquer tipo de desporto era completamente sedentária. 

Apesar de estar constantemente a ouvir de forma cínica "Estás mais gorda!" ou "O que te aconteceu? Engordaste tanto!" passava-me completamente ao lado, tinha noção sim que estaria mais gorda mas não havia de ser nada de especial. 

O tempo foi passando e assim continuei. A comer e a comer e a comer... Sopas, verduras ou saladas? Nada disso. Trocava tudo por nutella, ruffles de presuntos e belgas de chocolate.

Um dia fui às compras e experimentei do numero 36 até ao 42 e só o 44 me serviu. Fiquei tão triste mas tão triste, que sai da loja a chorar e no outro dia decidi que me ia pesar. E fui assim que vi que tinha 76k

Apesar de ser alta era muito peso! Foi a partir dai que comecei a ver-me ao espelho, mas a ver-me mesmo e a descobrir a gordura que tinha ganho em tão pouco tempo,  edecidi que tinha chegado à hora de mudar! 

Meti-me no pc a pesquisar. Li muito, muito, mas muito sobre o assunto. E não foi só naquele dia foram todos os dias, cada vez que tinha uma dúvida pesquisava e descobria coisas que nunca tinha imaginado. Apaixonei-me pela nutrição. 

A partir daí decidi começar a minha dieta para perder peso. Se foi díficil? Foi talvez a coisa mais díficil que fiz até hoje. Custou-me muito, principalmente quando via a minha família a comer coisas que eu adorava e eu a comer uma sopa ou salada. Fui abaixo muitas vezes, muitas vezes emagreci e voltei a ganhar esse peso, percebi que aquele não era o espírito certo porque mesmo emagrecendo voltaria a engordar depois.

O espíritio era apaixonar-me pela comida saudável. E assim aconteceu. A minha pesquisa durou anos, levou anos para eu começar a comer espinafres, sopas, beringela, beterraba, tomates e tantas outros legumes e frutas que antes eu não podia nem ouvir falar.

E foi assim que perdi 16kilos. Aprendi a comer, aprendi que perder peso e depois ter uma alimentação saudável não é o bicho que eu pintava, não é só saladas e sopas que posso comer. Posso comer tudo, desde que o faça com moderação! Aprendi muito mesmo. E não pensem que foi de uma só vez. Eu caí muitas vezes, muitas mesmo. Mas levantava-me e continuava. É díficil, é muito díficil mesmo. Sem garra, determinação, coragem e persistência ninguém chega lá. É uma luta constante contra a tentação mas depois quando as pessoas cínicas que um dia me diziam que estava mais gorda quase com um sorriso de satisfação no rosto, passaram a dizer-me "Estás mais magra! Qual é o segredo?" eu ganhava mais força. E sabem como ganhava ainda mais força? Quando me diziam "O quê, tu queres perder 16kilos?! Nunca vais conseguir, é muito!"  Eu ouvia esta frase e era como se tivesse injectado uma dose de determinação no meu sangue, por isso agradeço a todos os que um dia me tentaram deitar abaixo com esta frase, só me tornaram mais forte!!

Depois experimentava roupas que não usava à anos... E serviam! Algumas até ficavam largas! Só queria andar de bikini, vestidos, calções, camisolas curtas... Não para exibir-me e mostrar ao mundo que estava magra mas porque me sentia bem, feliz, sentia-me bonita!

O desporto também me ajudo muito. Como já disse era completamente sedentária, e comecei a fazer caminhadas de três a quatro vezes por semana. Depois chegava a casa e fazia os meus próprias exercícios de localizada. Fui a minha própria nutricionista e personal trainner e consegui. Não precisei nem de médicos, nem de ginásios nem de suplementos alimentares ou comprimidos milagrosos. 

Agradeço à minha família e amigos que me apoiaram sempre MUITO e me deram sempre muita força, a todos os livros e sites que li e que me ensinaram muito, desde receitas, a exercicíos físicos e histórias de sucesso, agradeço também como já disse, a quem me tentou deitar abaixo, porque teve o efeito contrário, deu-me força!

Sei que este post é um pouco diferente dos que costumo fazer, mas pretendo encorajar as pessoas que passaram ou passam por o que eu passei a terem força e nunca desistirem. Se precisarem de ajuda, terei todo o gosto em dar-vos algumas dicas, é só enviarem e-mail.

Hoje o meu peso é o que sempre sonhei e não deixei de comer nada daquilo que gosto, pelo contrário, continuo a mesma gulosa de sempre, mas com mais moderação e saude, e consegui também combater o sendentarismo! Não me tornei uma obcecada com o corpo apenas me tornei uma pessoa saudável e mais confiante.

Aprendi que não há como sentir-me bem comigo mesma. 

Nunca desistam dos vossos objectivos nem dos vossos sonhos. If you can dream it, you can do it!

Espero que tenham gostado deste post, diferente!

 

Beijinhos, Joana




publicado por Joana às 17:26
link do post | comentar | favorito

8 comentários:
De Inês a 24 de Agosto de 2013 às 17:52
será que podes fazer um post com dicas de refeições saudáveis ? ou mesmo dizeres o que comias e como fazias a tua dieta na altura . e também exemplos de exercícios localizados :)) visto que és um exemplo , porque tenho quase a certeza que muitas raparigas se encontram no mesmo patamar que tu estavas antes de decidires mudar . bom post :)) e parabéns pela força de vontade :))


De Joana a 24 de Agosto de 2013 às 17:55
Olá Inês!
Em primeiro lugar, obrigada, e sim posso fazer um post com a dieta que fiz na altura e alguns exercícios físicos.
Vou preparar um post do género, obrigada pela sugestão :)


De nadia basto a 24 de Agosto de 2013 às 19:20
Também estou interessada no mesmo*

E parabéns!


De Inês a 24 de Agosto de 2013 às 21:47
Obrigada eu por aceitares a minha sugestão e te prontificares logo para a realizar :p


De Ana M a 25 de Agosto de 2013 às 21:05
Tambem gostei da sugestao da Ines...
Parabéns :)


De ♥ Sara a 26 de Agosto de 2013 às 15:54
Adorei! Adorei porque vejo-me nesse post.
Eu ainda estou na luta, também pesava assim e no momento dos 70 e tal que pesava no momento estou a pesar 68kg e cada dia que passa vou-me sentindo mais saudável. Nunca liguei ao que diziam de ser ou não mais gorda mas estou a fazer isto por mim, porque quero me sentir bem comigo e puder usar TUDO aquilo que gosto e que não uso porque também tenho noção que não fica bem xD
Mas estou a lutar por isso e já lá vão uns quilinhos e estou perto do meu objecto... Pelo menos aos 60 ou 59kg quero chegar :D

Beijjos e gostei muito do post.


De Ines a 26 de Agosto de 2013 às 18:20
Neste momento peso 70k e tenho 15 anos. Não é exactamente um excesso gigante mas ao ter apenas 1,63m de altura, preciso de perder pelo menos 5k. Tenho feito muito exercício e os meus hábitos alimentares nunca foram muito maus (eu como de forma bastante saudável apesar de ter renegado a ingestão de salada em grande quantidade e só agora me ter apercebido que gosto de salada!!). Comecei apenas a meio deste mês e claro, ainda não vi melhorias mas o teu post ajudou-me muito! Vou tentar ir correr 3 vezes por semana e continuar com os meus exercicios e ver se consigo perder esses 5k e talvez mais 5k depois que me fazem sentir tão ifneliz em relação a mim mesma1 MUITO OBRIGADA ^^

http://www.my-beautybook.blogs.sapo.pt


De DIana a 20 de Julho de 2015 às 01:38
Olá Joana
Achas que me poderias dar umas dicas. Preciso de saber umas coisinhas. Também tenho a minha história. A tua motivou me. Beijinhos e obrigado ficarei a.espera de uma resposta.


Comentar post


Sou a Joana e tenho 21 anos. Sou uma apaixonada por moda e beleza desde sempre, e escrever é algo que gosto muito. Decidi aliar todos estes gostos e aceitei o convite para no ano de 2008 ser a administrador principal do Women Fashion. Aqui partilho um pouco de tudo. Falo dos meus desejos, das minhas aventuras, do meu estilo. Partilho o meu vício por maquilhagem e mostro as minhas compras, escrevo sobre algo novo que comprei e experimentei e gostei(ou não). Escrevo principalmente o que me vai na alma. Sejam bem-vindos!
online
Flag Counter
pesquisar
 
Parcerias







Romwe - The Latest Street Fashion


Instagram
Recomendo

Haute Couture
Mais Feminices
Pretty Simple
Electric Vanilla
arquivos
tags

todas as tags

posts recentes

Tendências de Verão - Mac...

A minha experiência com b...

Rotina Capilar - Tudo o q...

Favoritos do momento - Co...

À terceira é de vez!(atua...