Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Women Fashion # tudo sobre moda e beleza

Women Fashion # tudo sobre moda e beleza

Perda de Peso - A minha experiência

 

(esta imagem foi retirada da Internet, não sou eu)


Olá a todos!

Já aqui falei que sofri de excesso de peso, hoje vou contar-vos a minha experiência. Em primeiro lugar começo por dizer que com este texto não pretendo em nada exibir-me! Apenas quero transmitir a quem passou por o que eu passei, que se eu quero eu posso e consigo! Vou contar a minha experiência e como passei dos 76kg para os 60kg.

Só tenho pena de nunca ter tirado fotos do género antes/depois, porque ai notariam a diferença, mas pronto, vou tentar transmitir por palavras. 

Quando tinha 14/15 anos devido à fase de crescimento comecei a ter um apetite fora do normal, passava muito tempo no computador, quando não tinha aulas eram dias inteiros. Comia e comia e comia... Principalmente bolos, chocolates e batatas fritas. Não tinha cuidado nenhum. Não bebia água, a minha bebida era a Coca-Cola ou o leite com chocolate, muito menos praticava qualquer tipo de desporto era completamente sedentária. 

Apesar de estar constantemente a ouvir de forma cínica "Estás mais gorda!" ou "O que te aconteceu? Engordaste tanto!" passava-me completamente ao lado, tinha noção sim que estaria mais gorda mas não havia de ser nada de especial. 

O tempo foi passando e assim continuei. A comer e a comer e a comer... Sopas, verduras ou saladas? Nada disso. Trocava tudo por nutella, ruffles de presuntos e belgas de chocolate.

Um dia fui às compras e experimentei do numero 36 até ao 42 e só o 44 me serviu. Fiquei tão triste mas tão triste, que sai da loja a chorar e no outro dia decidi que me ia pesar. E fui assim que vi que tinha 76k

Apesar de ser alta era muito peso! Foi a partir dai que comecei a ver-me ao espelho, mas a ver-me mesmo e a descobrir a gordura que tinha ganho em tão pouco tempo,  edecidi que tinha chegado à hora de mudar! 

Meti-me no pc a pesquisar. Li muito, muito, mas muito sobre o assunto. E não foi só naquele dia foram todos os dias, cada vez que tinha uma dúvida pesquisava e descobria coisas que nunca tinha imaginado. Apaixonei-me pela nutrição. 

A partir daí decidi começar a minha dieta para perder peso. Se foi díficil? Foi talvez a coisa mais díficil que fiz até hoje. Custou-me muito, principalmente quando via a minha família a comer coisas que eu adorava e eu a comer uma sopa ou salada. Fui abaixo muitas vezes, muitas vezes emagreci e voltei a ganhar esse peso, percebi que aquele não era o espírito certo porque mesmo emagrecendo voltaria a engordar depois.

O espíritio era apaixonar-me pela comida saudável. E assim aconteceu. A minha pesquisa durou anos, levou anos para eu começar a comer espinafres, sopas, beringela, beterraba, tomates e tantas outros legumes e frutas que antes eu não podia nem ouvir falar.

E foi assim que perdi 16kilos. Aprendi a comer, aprendi que perder peso e depois ter uma alimentação saudável não é o bicho que eu pintava, não é só saladas e sopas que posso comer. Posso comer tudo, desde que o faça com moderação! Aprendi muito mesmo. E não pensem que foi de uma só vez. Eu caí muitas vezes, muitas mesmo. Mas levantava-me e continuava. É díficil, é muito díficil mesmo. Sem garra, determinação, coragem e persistência ninguém chega lá. É uma luta constante contra a tentação mas depois quando as pessoas cínicas que um dia me diziam que estava mais gorda quase com um sorriso de satisfação no rosto, passaram a dizer-me "Estás mais magra! Qual é o segredo?" eu ganhava mais força. E sabem como ganhava ainda mais força? Quando me diziam "O quê, tu queres perder 16kilos?! Nunca vais conseguir, é muito!"  Eu ouvia esta frase e era como se tivesse injectado uma dose de determinação no meu sangue, por isso agradeço a todos os que um dia me tentaram deitar abaixo com esta frase, só me tornaram mais forte!!

Depois experimentava roupas que não usava à anos... E serviam! Algumas até ficavam largas! Só queria andar de bikini, vestidos, calções, camisolas curtas... Não para exibir-me e mostrar ao mundo que estava magra mas porque me sentia bem, feliz, sentia-me bonita!

O desporto também me ajudo muito. Como já disse era completamente sedentária, e comecei a fazer caminhadas de três a quatro vezes por semana. Depois chegava a casa e fazia os meus próprias exercícios de localizada. Fui a minha própria nutricionista e personal trainner e consegui. Não precisei nem de médicos, nem de ginásios nem de suplementos alimentares ou comprimidos milagrosos. 

Agradeço à minha família e amigos que me apoiaram sempre MUITO e me deram sempre muita força, a todos os livros e sites que li e que me ensinaram muito, desde receitas, a exercicíos físicos e histórias de sucesso, agradeço também como já disse, a quem me tentou deitar abaixo, porque teve o efeito contrário, deu-me força!

Sei que este post é um pouco diferente dos que costumo fazer, mas pretendo encorajar as pessoas que passaram ou passam por o que eu passei a terem força e nunca desistirem. Se precisarem de ajuda, terei todo o gosto em dar-vos algumas dicas, é só enviarem e-mail.

Hoje o meu peso é o que sempre sonhei e não deixei de comer nada daquilo que gosto, pelo contrário, continuo a mesma gulosa de sempre, mas com mais moderação e saude, e consegui também combater o sendentarismo! Não me tornei uma obcecada com o corpo apenas me tornei uma pessoa saudável e mais confiante.

Aprendi que não há como sentir-me bem comigo mesma. 

Nunca desistam dos vossos objectivos nem dos vossos sonhos. If you can dream it, you can do it!

Espero que tenham gostado deste post, diferente!

 

Beijinhos, Joana


8 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais visitados

    Arquivo

    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2014
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2013
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2012
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2011
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2010
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2009
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2008
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2007
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2006
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D